Translate

sábado, 12 de outubro de 2013

Novidades da Yamaha exibidas no Salão Duas Rodas 2013 - Fazer 150

Trazendo o conceito internacional da Yamaha em seu novo slogan Yamaha Revs Your Heart - A Yamaha acelera o seu coração - a empresa amplia seu portfolio de modelos com 4 novidades, sendo três inéditas: FZ-09, Vmax e Tmax. Mas apresentaremos antes um modelo que já está chegando às lojas.


Fazer 150

Para ter mais força na briga pelo mercado das motos de baixa cilindrada, a Yamaha, que vinha preparando a sua 150cc já há algum tempo, entra nesse nicho específico com a Fazer 150. 

Fazer 150 SED 2014 Azul.  Todas as imagens deste post são de divulgação.

Uma moto com design característico dos modelos atuais da marca e alguns upgrades tecnológicos em relação à YBR 125 Factor. A Fazer 150 vem com muito más intenções sobre a concorrência. É certo que terá destaque com o seu excelente custo-benefício.




Esta faixa de cilindrada já existiu antes, depois migrou para ser 200cc, subiu para 250cc e para as atuais 300cc. E então o ciclo recomeçou com as 150. Essa lenta evolução cíclica acontece mais por acirramento de disputa de mercado quando, sentindo dificuldade em se manter um determinado nicho, uma marca resolve fazer um motor maior para se sobressair na concorrência. Então as outras marcas vão acompanhando, às vezes relutantemente, como foi o caso da Yamaha, mas, enfim, não há como fugir ao clamor eterno dos fans da marca por opções boas de briga em cada setor do mercado brasileiro.


Infelizmente, em grande parte do Brasil, o mercado ainda é "hondista" ao invés de ser um mercado consumidor esclarecido. Não dá oportunidade às outras boas opções do mercado de aparecerem e sempre reclamam que elas não aparecem. Nos centros urbanos mais desenvolvidos e também nos meios onde os motociclistas exploram a internet mais a fundo, vai crescendo bem o nível de informação, onde é mais fácil encontrar pessoas que entendam que os produtos Honda são muito bons, mas nem sempre são os melhores, que existe um universo de opções de excelente qualidade e que podem oferecer melhor custo-benefício e menor valor de seguro, ótimo custo de manutenção e também beleza, conforto, durabilidade e segurança.


Fazer 150 SED 2014 na cor laranja metálico.
Após ter apagado o estigma produtora de motos com motor dois-tempos, a Yamaha ficou conceituada por extrair um ótimo rendimento dos seus motores quatro-tempos de baixa cilindrada e ainda assim deixá-los bastante econômicos. Todos os modelos 125cc e 250cc têm seguido essa receita, e não será esta 150cc que fugirá à regra. Com o desenvolvimento do uso simultâneo de combustíveis diferentes, vulgo flex, a Yamaha chega à segunda geração dessa tecnologia. Para este novo motor, similar ao do modelo asiático FZ16, o consumo médio prometido é acima dos 45km/l com gasolina, mas numa condução super cuidadosa não é difícil chegar aos 60km/l, isso se você tiver tempo e paciência. Numa condição inversa, muita pressa e pouca paciência, pode ser que não consiga chegar nem aos 30km/l. Já usando álcool, ou melhor, etanol, como ficou convencionado, o consumo vai aumentar 30% em média.

Fazer 150 ED 2014 na cor vermelha. Compare com o modelo SED acima e já notará as diferenças visuais.
As versões disponíveis são a ED mais simples e a SED mais equipada, que tem a mais alguns acabamentos coloridos como nos pára-lamas, carenagem do farol, rabeta e amortecedores (todos são pretos na ED), opções de pintura azul, branco ou laranja metálico (preta ou vermelha na ED), cavalete central, revestimento do banco texturizado, piscas com lente incolor e lâmpadas âmbar, adesivos que se prolongam até o tanque. Por esses detalhes a mais é cobrado R$ 460,00; que podemos considerar como justo. Um item importante de segurança que é igual nos dois modelos é a roda de liga-leve com pneus sem câmera. A Yamaha ainda briga no pós venda com menor preço de custo nas revisões, os preços são fixos e pré-determinados até os 30.000km e também menor preço nas peças de reposição em comparação com a concorrência, principalmente a Honda. Se os concessionários não estragarem o plano da Yamaha, acreditamos que os dois modelos cresçam bem neste nicho.


Assim sendo, a Yamaha anunciou a Fazer 150, tendo como diferenciais:

• O motor com tecnologia blueflex
• Lanterna traseira bipartida
• Suspensão com mola de dois estágios e curso de 92 mm
• Assento ergonômico e macio
• Suporte de placa esportivo
• Design esportivo para o escapamento agora com ângulo de 30º
• Nova roda de liga leve com pneu traseiro largo de 100 mm
• Tanque de combustível para 15 litros e bomba com filtro
• Painel analógico digital assimétrico com indicador de marcha
• Novos faróis dianteiros com lente e refletor mais esportivos

FICHA TÉCNICA

Motor: Refriferado a ar, 4 tempos, SOHC
Quantidade de Cilindros: 1 cilindro inclinado para frente
Diâmetro x Curso: 57,3 mm x 57,9 mm
Taxa de Compressão: 9,56:1
Torque Máximo: 1,28 kfg.m/5.550 rpm
Capacidade do Tanque de Combustível (reserva): 15,2 litros (2 litros de reserva)
Sistema de Partida: Partida elétrica
Capacidade do óleo do motor: 1,25 L
Sistema de ignição: TCI
Câmbio: 5 velocidades, engrenagem constante
Comprimento Total: 2.015mm
Altura do Assento: 785mm
Peso Seco: 117kg (ED); 119kg
Distância Entre-eixo: 1.330mm
Pneu dianteiro: 2.75-18 M/C (42P)
Pneu traseiro: 100/80-18 M/C (59P)
Freio dianteiro: Disco hidráulico de 245 mm de diâmetro
Freio traseiro: Tambor mecânico de 130 mm de diâmetro
Curso da suspensão dianteira: 120 mm
Curso da suspensão traseira: 92 mm
Painel de instrumentos: Painel digital – velocímetro, hodômetro total e parcial, indicador de marcha
Cilindrada real: 149,3 cm3
Potência máxima: 12.2 cv / 7500 rpm
Cores: Preta e Vermelha (ED); Azul, Laranja e Branca (SED)

O preço público da Fazer 150 é a partir de R$ 7.390,00 para a versão ED e R$ 7.850,00 para a SED.

Veja os vídeos promocionais oficiais:
http://www.youtube.com/watch?v=mdoKqpxMgsE
http://www.youtube.com/watch?v=fvtWjbbzQ7o

Visite o Hot Site da Fazer 150:
http://www.fazer150.com.br/

O novo painel é elegante e bem desenhado.






















Press release oficial da Yamaha Fazer 150:



A partir do mês de outubro, a Yamaha faz o seu principal lançamento do ano no Brasil, no principal segmento do mercado brasileiro (150cc street). É a nova YS150 FAZER, o primeiro modelo de 150cc que a montadora japonesa comercializa no território nacional e chega para ser a melhor da categoria. A motocicleta foi desenvolvida com exclusividade para o mercado brasileiro, com um projeto feito em parceria pelas áreas Técnicas do Brasil e do Japão.
Com o lançamento da YS150 FAZER a YAMAHA reafirma seu compromisso com a inovação tecnológica e a busca constante pelo melhor produto destinado aos aficionados por motocicletas no País. Isso porque o modelo é equipado com um motor Blueflex de 2ª geração SOHC (Single Over Head Camshaft) de 4 Tempos. A motocicleta é a mais potente da categoria, como pode ser conferido em testes de dinamômetro de chassi, e também é a mais econômica. Dispondo de um sistema de injeção eletrônica com mapeamento adequado para qualquer percentual de etanol e gasolina.
O design arrojado e agressivo torna este lançamento ainda mais diferenciado. O resultado é um modelo bastante robusto e, ao mesmo tempo, com linhas esportivas. O cuidado com o acabamento também é ponto de destaque, como pode ser conferido pelo conjunto de tanque de combustível e tomada de ar e pela lanterna traseira-bi-partida.
O perfil da rabeta é mais afilado , com ângulo de inclinação superior, o que deixa a garupa mais alta. As tampas laterais são em peça única, o que facilita a manutenção da moto. O painel é completo, conta com mostrador digital e indicador de marcha, em todas as versões.
Para garantir um excelente desempenho, a Yamaha optou por desenvolver este modelo especificamente para o Brasil. Para tanto foram consideradas de maneira bastante detalhada e cuidadosa as condições específicas de uso no País, como: clima, terrenos e/ou pavimentos ocasionalmente irregulares, características do trânsito (especialmente nas grandes cidades, com tráfego mais intenso e lento), longos deslocamentos e entre outras. Os pneus TL- sem câmara, com destaque para o pneu traseiro de 100mm de largura, foram desenvolvidos para maximizar o conforto e dirigibilidade da motocicleta em qualquer situação de uso.
Já em relação à segurança, o destaque fica para o sistema de freios, com  melhor progressividade, o que evita frenagens bruscas.



O fato de a YS150 FAZER ter sido planejada e projetada para o Brasil também foi essencial para ela ter a ergonomia ideal. Esse item recebeu especial atenção, considerando o perfil dos motociclistas brasileiros (altura, peso, etc). Dessa forma, a Yamaha buscou garantir para os usuários o máximo de conforto na posição de pilotagem.
A YS150 FAZER estará disponível em todas as concessionárias da marca distribuídas pelo Brasil a partir de outubro em duas versões (ED e SED), sendo a SED mais completa por ter cavalete central, pintura e grafismo diferenciados, piscas com lente cristal, além do acabamento do banco com textura especial e molas amortecedoras traseiras na cor vermelha.
O modelo também será contemplado pela exclusiva Revisão com Preço Fixo Yamaha, onde o cliente sabe exatamente quanto vai pagar desde a primeira até a sétima revisão (até os 30.000 quilômetros), permitindo economia, valorização do modelo e maior segurança. Além disso, a YS150 FAZER oferecerá linha de peças de reposição Y-TEQ, com qualidade Yamaha e preços econômicos.
A versão ED conta com as cores preto sólido e vermelho metálico, a versão SED azul, branco e laranja metálicos.
Preços sugeridos da YS150 FAZER: ED R$ 7.390,00 (mais frete) e SED R$ 7.850,00 (mais frete).



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: seu comentário passará pelo moderador antes de ser publicado, então não será publicado imediatamente. Procure escrever em bom Português e não utilize linguagem ofensiva. Se comentar como anônimo, informe seu nome. Comentários desrespeitosos, ofensivos e com linguagem imprópria serão excluídos.