Translate

Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Benelli - mais uma italiana a caminho do Brasil.

Por Waldyr Costa
Fotos divulgação.


A Benelli é uma tradicionalíssima fabricante de motocicletas italiana. Seu início data de 1911 e sempre foi destaque no mercado italiano, especialmente quando se trata de design. Suas motos sempre foram boas e o desenho muito agressivo aliado à alta tecnologia sempre foi uma forte característica da marca. Marcas como Ducati, MV Agusta e Aprilia compartilham com a Benelli a característica identidade italiana de esportividade, tecnologia e qualidade e tradição. Uma marca que também tem suas motos e heróis escritos na história das corridas e do motociclismo mundial.



Em 2005 o grupo chinês Qjian Jiang adquiriu a marca Benelli, mas manteve toda a equipe e a produção onde estavam, na cidade de Pesaro - Itália. Para entender melhor o QJ Group, precisamos saber quem é e como é formado esse conglomerado industrial. O grupo é composto pela QJ Power - indústria que deu origem ao grupo QJ - a Goccia, a Keeway e a própria Benelli.


A QJ Power produz produtos de força (equipamentos agrícolas e de jardinagem motorizados, moto-geradores, motores estacionários e moto-bombas) e quadriciclos agrícolas (veículos todo-terreno ou ATV). 


A Keeway é a marca internacional da QJ Power para motocicletas e afins. Produzia basicamente motos de baixa cilindrada (até 200cc) para o mercado asiático, até que a aquisição da Benelli em 2005 começou a levantar a qualidade dos produtos e da marca através da aplicação das tecnologia e know-how da marca italiana. 


A Keeway já conta com vários produtos desenvolvidos pela Benelli, como a naked de 600cc com 4 cilindros RK6 600i e o scooter de 250cc Silverblade 250i, além de outros produto redesenhados pela italiana, que são produzidos na China e vendidos no mercado internacional, especialmente nas Américas, Europa e Ásia. A Keeway, juntamente com a QJ Power, é a maior indústria motociclística da china, com mais de 14.000 funcionários e produção anual superior a 1.200.000 unidades.


A Goccia é uma indústria húngaro-italiana que produz veículos elétricos, mais especificamente bicicletas e scooters. A Goccia tem fábricas na Itália e Hungria; e após ter sido adquirida pelo grupo QJ, ganhou também uma fábrica na China.


Aqui no Brasil a Benelli vai ser montada pela Bramont. Esta é uma nova indústria brasileira, que começou em 2007, no Pólo Industrial de Manaus, especializada na produção de veículos automotores. Ela atua tanto na área de carros quanto de motos. Na área das quatro rodas é a produtora oficial do grupo indiano Mahindra & Mahindra, montando utilitários tipo jipe, pick-ups e pequenos caminhões; na área das duas rodas já está oficialmente divulgada a produção dos quadriciclos Polaris. 


A Polaris é uma empresa norte americana que produz veículos desde 1954, quando construiu seu primeiro snowmobile - o que para nós seria "motoneve" - e hoje possui as tradicionais marcas de motocicletas Victory e Indian, que renascem com força total nos EUA (mas isso já é outra história), além de produzir quadriciclos off-road, ATV, elétricos, militares e de carga, além dos já citados snowmobiles.


Estamos levantando com a própria Bramont as informações oficiais disponíveis sobre a produção das motos Benelli e Keeway. Certamente teremos informações completas brevemente sobre estas boas novidades do mercado brasileiro, que cada vez mais conta com boas opções e alternativas de produtos com qualidade. Da Benelli, o site oficial da marca aquin o Brasil aponta quatro modelos: TRE1130A, TRE1130K, TRE899K e TNT899. As TRE são no estilo trail (on-off) e as TNT são nakeds. Mas não há informações no sobre os modelos, apenas as imagens deles.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: seu comentário passará pelo moderador antes de ser publicado, então não será publicado imediatamente. Procure escrever em bom Português e não utilize linguagem ofensiva. Se comentar como anônimo, informe seu nome. Comentários desrespeitosos, ofensivos e com linguagem imprópria serão excluídos.