Translate

Páginas

domingo, 22 de dezembro de 2013

Benelli BN302 - uma 300cc de 37cv para a alegria da juventude.

Por Waldyr Costa
Texto baseado no press release da Benelli italiana. Imagens divulgação/Benelli Itália.

Mais uma moto que deveríamos ter em nosso mercado. E esta certamente virá pelas mãos da Bramont (leia mais aqui a respeito)
A BN302 tem um bom pacote, ajustado na medida para ter um bom preço e proporcionar segurança e alegria ao usuário.

Com um motor de 300cc bilicíndrico com 37cv e refrigeração líquida, a Benelli BN302 é uma excelente opção e poderia ter sido escolhida pela Benelli para também estar na lista dos seus produtos para o nosso mercado em 2014, se juntando às BN600; TNT 899 e 1130; TREK 899, 1130 e Amazonas; e à TRT1130. Mas como só entrará em produção no segundo semestre de 2014, a esperança de que a BN302 chegue aqui como modelo 2015, permanece. Ela foi lançada no 71º Salão de Milão, na Itália, EICMA 2013,  como uma moto destinada à juventude.


A BN302 é bem acabada e tem linhas limpas e fluidas. 

Chamar esta pequena naked de moto de entrada não é o melhor adjetivo. Ela é, na verdade, um pouco mais que isso. Ela é, definitivamente, uma moto desenhada para jovens pilotos. Um moto criada para queles que se apaixonaram pelo prazer motociclístico esportivo e não conseguem mais viver sem isso. Mas, uma vez pilotada, a BN302 vai oferecer diversão até para os motociclistas mais experientes, acostumados a pilotar motos de maior cilindrada.

O DNA da Benelli deve dar uma excelente qualidade mecânica a esta bela naked de 300cc e 37cv.

Esguia, leve e fácil de manobrar, a BN302 é uma moto que lhe passa confiança na primeira acelerada. É rápida e estável nas curvas. Nas trocas de direção ela é ágil e precisa, se comportando como uma moto de maior porte. Nas ruas ela é uma excelente aliada para o uso diário no tráfego das grandes cidades, onde a BN302 é, sem dúvida, capaz de se sobressair perante os outros veículos.

Motor bem trabalhado e potente. Ele grita mais alto que o da Ninja 300 e vai a 11.500 giros para oferecer os 37 cv de potência.

O motor da BN302 é um dois cilindros a "zero grau" (apenas uma brincadeira, pois o ângulo entre os cilindros só é mencionado para motores com disposição dos cilindros em V), ou seja, os cilindros são paralelos. É um 4-tempos com quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica e comando de válvulas duplo, no cabeçote. O diâmetro e curso do cilindro são 65 mm e 45,2 mm. Com a configuração do diâmetro bem maior que o curso, o motor sobe rapidamente de giro e obtém uma ótima potência máxima. Significa que o torque e a potência são bem sentidos na performance. São 37 cv de potência às 11.500 rpm e 2,75 kgfm de torque às 9.000 rpm. A lubrificação é feita por cárter úmido, a embreagem é em banho de óleo, o câmbio é de 6 velocidades com transmissão final por corrente.

O design cuidadoso da Benelli não nega as origens italianas da moto.

As linhas gerais da BN302 são bem suaves, passam a sensação de dinamismo, mesmo à primeira vista. Os acabamentos são cuidadosos e elegantes, o farol é clássico e moderno ao mesmo tempo, complementam um trabalho arquitetônico de grande qualidade.

O suspensão traseira com braço oscilante curvado dá um ar de "gente grande" à BN302.

O quadro é uma treliça de aço que, aliado ao tamanho da moto, oferece alto grau de manobrabilidade. A suspensão é confiada a uma par de bengalas invertidas de 41 mm de diâmetro na dianteira e ao braço oscilante traseiro de tubos de aço com amortecedor central e ajuste na pré-carga da mola.

Suspensão dianteira com bengalas invertidas é também um diferencial relevante da pequena naked Benelli.

O sistema de freios da BN302 é de alta qualidade, que garantem absoluta segurança em quaisquer condições. Na frente tem um par de discos de 260 mm e na traseira uma unidade de 240 mm. As rodas de alumínio de 17 polegadas calçam pneus 120/70 e 160/60.

O belo assento fica a 79,5 cm do chão, uma boa altura que ajuda até as garotas que se aventurarem com a BN302.

O tanque da Benelli BN302 2014 tem capacidade para bons 16 litros. Se a moto for econômica como esperamos, terá uma boa autonomia de mais de 400 km.

A apresentação da Benelli BN302 foi feita na abertura da 71º EICMA 2013 em Milão, na Itália, junto à BN600 Trail. 

A BN302 virá na cor laranja ou branca e estará disponível a partir do segundo semestre de 2014. O preço certamente será bem competitivo e está sendo estudado.

A cor laranja será uma das duas opções de cores junto com a branca.

FICHA TÉCNICA

Motor: dois cilindros em linha, 4 tempos, refrigerado a água, 4 válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote.
Cilindrada: 300cm³ 
Diâmetro e curso: 65x45,2mm
Taxa de compressão: 12:1
Potência máxima: 37cv @ 11.500rpm
Torque máximo: 2,75kgfm @ 9.000rpm
Lubrificação: por cárter úmido
Alimentação: injeção eletrônica, 2 corpos, Ø 38mm
Sistema de escape: 2 conversores catalíticos e 2 sensores de oxigênio
Certificação: Euro 3
Embreagem: em banho de óleo
Câmbio: 6 velocidades
Relação primária: 44/82
Relação final: 14:43
Ignição: Delphi MT05
Vela: RG4HC
Partida: elétrica
Quadro: treliça de aço
Suspensão dianteira: amortecedor invertido Ø 41mm e 115mm de curso
Suspensão traseira: braço oscilante monoamortecido com ajuste na pré-carga e 120mm de curso
Freios: dianteiro disco duplo Ø 260mm, traseiro simples de Ø 240mm
Rodas: liga de alumínio 3,5x17" pneu 120/70R17 e 4,5x17" pneu 160/60R17
Comprimento: 2115mm
Largura (sem os espelhos): 800mm
Altura do assento do piloto: 795mm
Entre-eixos: 1405mm
Altura livre para o solo: 180mm
Peso a seco: 185kg
Peso total com 90% do tanque: 196kg
Volume útil do tanque: 16 litros
Reserva de combustível: 3 litros

54 comentários:

  1. PUTZ q venha logo para o brasil sou um feliz proprietario de uma COMET GTR 250efi 2 dilindros 32 cavalinhos e ja acho a moto o bicho para a categoria dela e e bem pesdona quase 200 kilos!! fico so imaginando esta BN 302 muito mais leve e com 37 cavalos ela sera o bicho com serteza tadinha das CGS 300 e fazer vai dar ate pena rsrs concorrente para esta moto mesmo do a ninja 300 q é um monstro de moto se levar em consideraçao q é um 300cc !! q venha logo as benelles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!! Tomara que venha logo uma ja vem com meu nome!! heheheh

      Excluir
    2. a faixa de preço da BN302 vai ser na faixa de R$ 10.000,00 a R$ 11.000,00

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. sinto muito em dizer mas ja ouvi falar que sera de 15 a 17 mil dilmas... não esqueçam que estamos no Brasil...

      Excluir
    5. Tbm parei para pensar RS

      Excluir
    6. Galera, entrei em contato com a própria concessionária em São Paulo, e os mesmos me passaram essas informações:
      Elá só chegará no mercado Brasileiro no primeiro trimestre de 2015, com um preço sugerido de 14,15 mil Reais, vira como nome de Keeway RKX 300, nas cores laranja e branca.

      Excluir
    7. Observe que a Keeway é outra moto, não tem nada a ver com a BN302. Os fabricantes são diferentes, embora pertençam ao mesmo grupo. Esta moto da Keeway é bem inferior à BN302. Entre em contato com o fabricante através do site oficial. A informação que lhe passaram não procede. Benelli é uma coisa, Keeway é outra totalmente diferente. Pesquise nos sites dos fabricantes das duas e você vai entender o que digo.

      Excluir
    8. Engano seu Waldyr! É exatamente a mesma Keeway que foi apresentada aqui no salão 2013 como MKX300cc e dias depois re-apresentada no Eicma de Milão na Itália como BN302. Segundo a empresa um nome mais forte para abrir mercado e logicamente melhor remunerar a fabricante. O site Sobre Rodas fez até uma matéria na época dizendo exatamente o que eu acabei de dizer. A BN600 também é lingling e antes era RK6 600 da Keeway,

      Excluir
    9. Ok amigo, tudo bem. Mas continuo com minha opinião de que uma moto só é igual a outra se ela utilizar todos os mesmos componentes como quadro, freios, suspensões, etc; além dos mesmos materias, como as mesmas ligas metálicas, para obter a mesma durabilidade e desempenho. Utilizar o mesmo motor e ser parecida não é o mesmo. Inclusive não significa nem que o motor terá a mesma performance e os mesmos materiais de fabricação. O site oficial da Keeway não tem o modelo de 300cc e para nenhuma cilindrada existe a linha RKX. Existem as RKS e RKV até 200cc. E a RK6 600i não é a mesma BN600, pois elas são feitas com quadros diferentes e materiais distintos. São apenas muito parecidas. Mas vou torcer para que a Keeway que virá seja realmente uma novidade igual à Benelli 302, para que tenhamos acesso a um material de igual qualidade e não a um clone com qualidade inferior. Discordo quanto ao fornecedor brasileiro alegar que a Keeway é um nome mais forte que a Benelli, isso mostra alto grau de desinformação sobre a tradicional marca italiana. A não ser que ele esteja pensando só no preço, pois com materiais inferiores a Keeway seria realmente mais barata. O fato de um produto ser fabricado na Índia ou na China não o desqualifica, desde que ele seja fabricado com os mesmos padrões de qualidade, assim como são os brasileiros, europeus ou japoneses. Inclusive todas as marcas utilizam atualmente produtos asiáticos fabricados sob especificações pré-definidas. Mas uma coisa que ficou clara na divisão de níveis de qualidade no Grupo QJ (dita pelos próprios administradores do grupo) foi que a Keeway seria uma marca de entrada, com produtos mais simplórios, e a Benelli manteria o nível de qualidade "italiano". Desculpe a minha teimosia, mas estou preso a fatos. Porém as coisas sempre podem mudar, não é verdade? E eu também posso mudar de opinião futuramente. Boa sorte.

      Excluir
    10. waldyr cara tue carros e não fabricante manow então nem tem como eles usarem outras peças ok n entendeu uma coisa ela sera MONTADA pela bramont é uma moto italiana e vira pela bramont que é montadora d

      Excluir
    11. Waldyr Costa, concordo com você, gostei muito da proposta da moto, muitos aspectos chamam atenção, porém assim como você, também reparei que começando pela cor são duas motos diferentes. A Benelli tem uma cor muito mais forte e bonita demonstra muita qualidade, já a Keeway, um tom mais claro e com aspecto de plástico, inclusive alguns detalhes que são em cromo na bn 302 não é na RKX.

      Excluir
    12. A Bengala e os freios são de cores diferentes... Deveria vir para o Brasil a BN302 e não a Keeway rkx 300, mas o certo é esperar e ter certeza, mas está estranho.

      Excluir
  2. Pow não vejo a hora de ter a minha com sertesa deve ser uma moto muito boa de pilotar o stilo nackd e o melhor q tem em termos de agilidade e conforto!! espero anssioso pelo lançamento desta maquina em nosso mercado terei um com toda sertesa

    ResponderExcluir
  3. Excelente moto com boa tecnologia e bom preço de 13 a 14 mil, as rivais cb300,cb500;fazer250;cbr250, vão ter que abaixar os preços se não vai perder venda,principalmente a ótima cb500 que esta custando 22 mil, tem que cair pelo menos pra 18 mil., vc compraria uma ninja de 15mil a 16 mil uo compraria uma benelli de 37cv de potencia; contra 33cv da ninja, eu ficaria com a benelli e voce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai depende muito do valor que vai vim a KTM 390 DUKE. por enquanto fico com a KTM.

      Excluir
    2. Só corrigindo, a ninja 300 tem 39 cv de potência, a 250 é que tem 33 cv

      Excluir
    3. EU FICO COM A ER6N 650CC 72 CV POR 25000,00

      Excluir
  4. com certesa irei de benelli agora eles tem que traser logo esta belezinha pro brasil não vejo a hora de ter a minha eles ja estão vendendo 4 modelos aq no brasil mas esta belezinha ainda não tem data de lançamento eles deverião priorisar ela pois é a mais atrativa deles e bem viavel pelo custo beneficio ! agora eu imagino o preço dela na media de $16 mil levando em conta o preço da ninja 300 q custa $19,500 aq no rio de janeiro mas ate 16 esta de bom tamanho levando em conta tecnologia empregada nesta maquina. não vejo a hora de ter a minha

    ResponderExcluir
  5. banco largo moto completa

    ResponderExcluir
  6. Moto pesada pesa igual 600

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro meu querido. Pega a ficha tecnica dele e compara a kawasaki er-6n, vc vai ver que são praticamente as msm configurações.

      Excluir
  7. Cade a bn 302 que não chega logo rs? a benelli ja esta ai vendendo suas maquinas de alta cilindrada, e o principal lançamento que é a bn 302 a mais atrativa para nosso mercado eles não trasen logo!!! naõ vejo a hora de comprar a minha sou um feliz proprietario de uma COMET GTR 250 EFI 2011 e ao contrario doque falão da moto, ela anda muito gosto de botar pra andar nunca tive um problema serio nunca me deixou na mão e ja esta passando dos 25000 rodados nunca fiz nada. e ela tem 32 cavalinhos 9,500 rpm pra empurrar quase 200 kilos so da moto.... fico so imaginando esta benelli 302 com 37 cavalos 180 kilos e mais tecnologia em um giro muito mais alto... esta maquininha deve ser o bicho.... BENELLI escuta o povo brasileiro e traz logo este brinquedinho pra nosss rs. nos estamos enjoados deste monopolio de (HONDA E YAMAH) que so lanção merda pra nos...

    ResponderExcluir
  8. Esta moto é tudo menos leve. Pesa quase 200kgs em ordem de marcha, muito pesada para uma 300cc.
    eu acho que a Benelli deveria repensar a estrutura dessa moto, construir-lá em alumínio(pelo menos o quadro e a balança) pois esta muito pesada.
    Apesar disso a moto é linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta falando besteira velho, eu tenho uma next ela pesa qause 200 kilos e da pau em cb300 xre, se der mole ate falcon toma pau! Imagina esse trator de 2 cilindros e olhe que a minha so tem 25 cv

      Excluir
    2. Pode crer vei tenho uma comet gt250 ela pesa pra carai porem isso nao empede ela de chegar facil facil a 170 kilometros e olha que ela tem apenas 29 cavalos na verção injetada e 32 na carburada oque diser desta bichinha ai com seus 37 rotação a quase 15 giros e tequinologia de moto grande fudeu de vez rsrs ela vai ser o bicho sem falar que ja temos aqui a ninja 300 que pesa tambem quase seus 200 quilos com39 cavalos que chega a 200 kilometros e filho a briga vai ser feia

      Excluir
    3. Amigão tenho uma NEXT e está longe de ter 200 kilos nem em ordem de marcha " se não me engano deve ser uns 168 kilos com o tanque cheio", essa moto é pesada sim é quase o peso da cb500 " 180 kilos seco" que é uma moto maior e tem quase o dobro da cilindrada. poderia fazer a balança em alumínio junto com o quadro B " parte da rabeta" para poder pelo menos perder ai uns 15 kilos ou mais, moto pesada perde em agilidade e arrancada, ainda mais que esse motor pelas características é motor de giro então perde muito torque na baixa e arrancada com o peso, vai custar a sair do lugar, agora velocidade final todos já vimos videos ela anda muito mesmo!
      Tudo é teoria mas vamos ver como ela se comporta na pratica.

      Excluir
  9. Reiterando...Esta moto provavelmente chegará ao Brasil com o brand Keeway e não Benelli, já que, a Bramont pretende abrir muito mais concessionarias do brand Chines, então é mais lógico vender a motinho na rede com maior numero de concessionárias.
    Mas que seria bem mais legal ela com o brand italiano ah isso seria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que com nome BRAND não vai pegar, melhor seria BENELLI BN 302 - e as similares como KEEWAY!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Amigos esperem só mais um pouco, eu trabalho na bramont e posso dizer vem coisa boa por ai.

    ResponderExcluir
  12. cara esta moto vai abalar o mercado... e com certesa uma delas sera minha... nada mais de porra de yamaha e honda so roubando nosso suado dinheirinho e nos trasendo lixo.. q la fora nao qerem nem verrrr seja bem vinda benelli... estamos so no aguardo

    ResponderExcluir
  13. gostaria muito de saber quando teremos concessionarias aqui em pernambuco

    ResponderExcluir
  14. é eu estava na expectativa de comprar uma next 250 mais essa me fez repensar

    ResponderExcluir
  15. eu achei o pinhao, coroa sei lá oq, muito grande ta loko :o

    ResponderExcluir
  16. gostei muito olha os duplos dianteiros estou de olho na 302 que venhassss

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber se a bn 302 vem para o df vou rastreala onde estiver no brasil muito linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amigo !a benelli e linda
      Uma 300cc e de deixa até 600 de queixo caido

      Excluir
  18. Pessoal, aguardem a Italiana KTM, vao lançar aqui no Brasil novos modelos de motos nesse mesmo segmentos de baixas cc. Uma delas é KTM 390 Duke, 373 cc, 44 cv, 152kg com o tanque cheio, painel 100% digital, cambio de 6 marchas, etc etc. Em portugal ela custa menos que 5.000 euros, vamos aguardar aqui no Brasil, saberemos o real valor depois do Salão Duas Rodas dias 07 a 12 Outubro agora em SP. VAMOS AGUARDAR.... Abs a todos. (Luciano A.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano,

      Aqui mesmo no blog tem diversas matérias sobre as KTM:

      http://jornaldomotociclista.blogspot.com.br/2014/06/ktm-200-duke-e-pra-incomodar-mesmo.html
      http://jornaldomotociclista.blogspot.com.br/2014/06/ktm390-duke-confirmada-para-abril-de.html
      http://jornaldomotociclista.blogspot.com.br/2014/04/ktm-volta-ao-brasil-em-2014.html
      http://jornaldomotociclista.blogspot.com.br/2014/01/ktm-390-duke-uma-arma-da-ktm-para.html
      http://jornaldomotociclista.blogspot.com.br/2013/12/ktm-1290-super-duke-r-tolerancia-zero.html
      http://jornaldomotociclista.blogspot.com.br/2013/11/ktm-rc125-e-rc200-2014-performance-e.html
      http://jornaldomotociclista.blogspot.com.br/2013/11/ktm-rc390-os-genes-das-moto3-estao-nas.html

      Excluir
  19. Luciano me ajuda eu seu que e uma decisão muito difícil cara quero compra uma moto não se o que fazer se compro xre que diz 300 ou que diz 500 ou frazer ou bn 302 gostei muito obrigado josevaldo df

    ResponderExcluir
  20. amigos morei na italia e tive uma benelli 302 eo bicho anda muito vai facil a 210...

    ResponderExcluir
  21. Essa moto ja esta aqui mo Brazil???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Infelizmente a representação da Benelli aqui no Brasil foi encerrada devido ao fechamento da Bramont, que era a empresa responsável por isso. Agora estamos aguardando que a Benelli encontre outra parceria para voltar ao mercado brasileiro, o que pode demorar um pouco. Muitos leitores do Jornal do Motociclista são admiradores da marca. Foi uma perda relevante para o consumidor, em face do potencial da Benelli, que tem produtos de muita qualidade com preço competitivo, pelo menos nos mercados onde atua. Felizmente outras novidades estão chegando por aqui. Aguarde.

      Excluir
  22. Moto bonita pra caramba. ótimo preço vou comprar um Dessa só não sei quando kkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Moto bonita pra caramba. ótimo preço vou comprar um Dessa só não sei quando kkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Olá Carlianne. Infelizmente a Benelli não tem mais representação no Brasil. Leia no link http://jornaldomotociclista.blogspot.com.br/2015/02/benelli-fora-do-brasil-em-2015-fim-dos.html

    ResponderExcluir
  25. Triste terem vazado do Brasil né , puta merda é incrível a tecnologia dessas motos da Benelli , cara o ronco dessa BN 302 é igual a de uma moto 4 cilindros , nunca ví nada parecido , moto 2 cilindros com ronco de moto de 4 cilindros , caralho '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Gabriel, e a nova linha tem várias motos e modelos novos, com motorização de 250cc. Dê uma olhada em nossa fanpage no Facebook onde tem mais de 60 postagens sobre o EICMA2015 de Milão/ITA, onde foram apresentadas as novidades para 2016: https://www.facebook.com/jornaldomotociclista/
      Várias matérias vão rolar aqui no blog a partir desta semana.
      Obrigado por participar.
      Boa sorte e pilote consciente.

      Excluir
  26. Eu acho que vai ser na faixa de 23.000 O preço da mt03 e da z300

    ResponderExcluir
  27. Ah gostei das bengalas invertidas deixou bem envocada

    ResponderExcluir
  28. Essa moto nunca chegará ao Brasil, país dos impostos dominado por Honda e Yamaha.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: seu comentário passará pelo moderador antes de ser publicado, então não será publicado imediatamente. Procure escrever em bom Português e não utilize linguagem ofensiva. Se comentar como anônimo, informe seu nome. Comentários desrespeitosos, ofensivos e com linguagem imprópria serão excluídos.