Translate

Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Honda MSX 125 Grom, caberia bem em nosso mercado se fosse produzida aqui no Brasil.

Por Waldyr Costa
Imagens e dados de divulgação da Honda Europa.


Continuando com a série de motos que deveríamos ter em nosso mercado, apresentamos a MSX 125 Grom, que foi lançada no início de 2013, abrindo um ano de boas novidades da Honda. Na Europa ela se chama somente MSX 125 e na América do Norte seu nome é Grom. O nome MSX vem de Mini Street X-treme ou Mini Urbana Extrema em português.



Para nós que temos a "super-popular" POP 100 na linha nacional da marca, é um prazer visual ver uma maquininha dessas, com design alternativo e um quê de qualidade que se destaca logo na primeira olhada. É uma versão de primeiro mundo de nossa Pop 100 para gringo ver e usar. Claro que essas duas motos não tem nada em comum, é apenas uma alusão que faço entre a qualidade que temos e que poderíamos ter nos produtos de entrada de nosso mercado. 


As grandes marcas enfrentam a concorrência não muito leal dos produtos asiáticos nas mesmas categorias, com qualidade e preço inferior, mas tirando os possíveis compradores das motos das marcas mais tradicionais. Ao invés destas grandes melhorarem seus produtos e tornarem os preços mais competitivos, é criada uma geração de produtos com qualidade e preço inferiores para se nivelarem por baixo com as "xinglings" da vida e obterem uma fatia deste mercado classe D/E, que emerge como consumidora de transporte pessoal individual. Que, por falta de informação e conhecimento, não preza muito pela qualidade e sim pelo preço, apenas importando ter e poder pagar pelo seu veículo.


A MSX 125 Grom é uma moto super compacta, fácil de pilotar e prática, graças as dimensões de sua estrutura serem equivalentes ao de uma pequena 125 convencional. É uma nova leitura sobre as motos de lazer e transporte, para a escola ou trabalho, daqueles que estão se iniciando no mundo motociclístico. Tem um desenho muito característico e carismático. Carrega consigo um motor suave e com câmbio de quatro marchas (lembram da Pop?), destinada ao uso estritamente urbano. É como se fosse a moto concorrente dos scooters, tanto em volume como em altura, peso, consumo, pneus e tudo mais. Mas sem deixar de ser essencialmente uma motocicleta.


Essa pequena moto é uma releitura da Honda Monkey de 1963, mas não com um design clássico e sim com uma perspectiva futurista, recheada de tecnologia e modernidade. 
Atualmente ela só está sendo produzida na Tailândia, é um meio termo entre uma mini moto e uma moto de tamanho "normal". O seu pacote tecnológico inclui itens como suspensão invertida à frente e monoamortecida atrás, moderna injeção eletrônica, quadro super rígido e robusto, discos de freio na frente e atrás, rodas esportivas de 12 polegadas com pneus largos de perfil baixo. 


E a Honda tem grandes expectativas de vendas deste modelo no mercado mundial mas, aparentemente, aqui no Brasil, ela só teria chances se fosse produzida aqui, ao invés de ser importada, o que deixaria seu preço final pouco competitivo devido às altas restrições de importação em nosso país.


A Honda tinha algumas metas a atingir ao desenvolver a estrutura chassis/suspensão da MSX: o conjunto deveria ter praticidade para o usuário iniciante pilotar, manobrar e estacionar com facilidade no ambiente urbano; mas também precisaria ser utilizável fora da cidade e também ser realmente capaz de levar um passageiro.


Isso resultou em um quadro com coluna única central, que tem bastante rigidez e liga a caixa de direção ao eixo da balança traseira. Todas as outras partes são destacadas do quadro, o que contribui para o aspecto minimalista da MSX. Especificamente configurada para ter rigidez vertical e horizontal, com flexibilidade no eixo da balança traseira e também nas placas de suporte do motor favorecem um bom equilíbrio o conforto e a confiança do novato.


A nova estrutura do quadro também oferece instalação mais eficientes dos compomentes eletrônicos e elétricos sem afetar a capacidade do tanque de combustível de 5,5 litros. A distância entre os eixos ficou em apenas 1200mm, com rake e trail de 25º e 81mm. O peso total é 101,7kg. A MSX 125 tem a altura do assento a acessíveis 76,5cm, facilitando muito a capacidade de manobrá-la.


Um dos objetivos do projeto era superar em qualidade as suspensões  dos veículos da categoria, então a Honda equipou a MSX com garfos telescópicos invertidos (USD: upside down) de 31mm que reduzem o peso não suspenso e aumentam a eficiência da suspensão, coisa de moto top. O conjunto de mesas superior e inferior é equivalente ao de uma moto de grande porte para aumentar a sensibilidade e a manobrabilidade direcional, enquanto que a suspensão traseira trabalha com uma balçança monoamortecida formando um conjunto leve e eficiente.


As rodas de liga de alumínio, com seus raios em forma de Y, da MSX 125 Grom são um show à parte. Têm 12 polegadas de diâmetro, 2,5 polegadas de largura e montam pneus 120/70 na frente e 130/70 atrás. Formam um conjunto bonito e leve, com uma dinâmica diferenciada, tanto em design quanto em desempenho. E os freios que mordem essas rodas são com pinça dupla e disco de 220mm à frente e pinça simples com disco de 190mm atrás.


O farol com lente convexa de policarbonato utiliza lâmpada halógena HS1 de 35/35W, o refletor tem um anel luminoso azulado em volta do bulbo da lâmpada e LEDs são usados nas luzes de posicionamento. O painel de LDC é de fácil leitura e com as principais informações necessárias, como velocidade, odômetros parciais, combustível e horas, selecionáveis através de botões nas laterais do visor.


O motor da pequena MSX é um 125cc com duas válvulas, refrigerado a ar, e é um velho conhecido da linha de produção da Honda, onde já tem dez anos de estrada e quase um milhão de unidades produzidas. Atualmente equipa também o scooter Wave 125i e é reconhecido pela economia, facilidade de uso e durabilidade. Este motor foi melhorado para equipar a MSX, otimizando a eficiência geral do propulsor. O Câmbio de 4 marchas é otimizado para uso urbano, permitindo também a utilização em vias expressas onde baixas são permitidas. Um sofisticado sistema de injeção eletrônica permite alta eficiência na combustão, e trabalha em conjunto com a admissão e o sistema de escape para permitir uma resposta mais empolgante nas acelerações. O filtro de ar tem três litros de volume e o elemento filtrante só precisa ser trocado a cada 16.000km. 


O motor tem potência máxima de quase 10cv @ 7.000rpm e troque máximo de 1,1kgfm @ 5,500rpm. O consumo esperado é próximo a 66km/l. A bateria é de 3,5Ah e tem potência máxima de 160W @ 5.000rpm. É capaz de fazer uma volta em apenas 1,9m de diâmetro. 


16 comentários:

  1. muito legal esse modelo pena que só tem lá fora esse modelo importando de portugal nao sai por menos de 13 mil reais incluindo tudo o que fica difícil e pagar impostos a receita federal de 60% mais 19% de alíquota fora os 900 dolares para o despachante na alfandega

    ResponderExcluir
  2. gostaria de informação de como entra em contato com a loja que venda essa moto se alguém conhece pode mim da um ajuda ime pauloandre1985@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo. Por enquanto só por importação. A Honda oficialmente não tem este modelo disponível no Brasil. Procure uma importadora na sua cidade e faça um orçamento para ver se vale a pena.

      Excluir
    2. quando a honda irá produzir esse modelo aqui no brasil pois ja passou da hora dessa pop100c sair de linha

      Excluir
    3. Olá. É pouco provável que a Honda produza esse modelo aqui no Brasil, além de ser um estilo de moto que nunca foi montado por aqui - monkey - ela é muito pequena, compacta, precisaria de um sério estudo de mercado e um longo trabalho publicitário. Com isso Grom ficaria num patamar de preço mais elevado que as outras motos da categoria, isso significaria baixas vendas, é tudo o que a Honda não quer. Lembra de modelos com a Varadero e a CB1300? Para uma montadora pequena seria um ótimo negócio, mas para uma gigante do porte da Honda isso não interessa.

      Excluir
    4. Num país de 210 milhões de habitantes com um mercado 2 rodas sempre crescendo , sei lá , não acho que seria um negocio tão ruim pra Honda não , ia vender mais que na Europa inteira .

      Excluir
  3. OBRIGADO PELA RESPOSTA ENTAO SOMENTE PELA IMPORTAÇAO ESTIVE COMNETANDO COM UM AMIGO MEU E ELE ME DISSE QUE O PRIMO DELE EMPORTOU UM MODELO DESSE PELA LOJA DA HONDA LÁ EM PORTUGAL LISBOA SENDO QUE NAO ME PASSOU O VALOR TOTAL A SER PAGO QUANDO A CHEGAR NA RECEITA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, e depois da Receita ainda têm uns procedimentos no Detran, inclusive com risco de pagamento de ICMS. Inclua isso nos seus custos. Procure saber o quanto ficou o valor final da moto já emplacada e devidamente licenciada. Fazer o custo só com o valor da importação pode lhe trazer surpresas financeiras desagradáveis.

      Excluir
  4. essa moto ja esta aqui no brasil e se chama shineray minds de 50c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Shineray Mind é uma imitação da Honda MSX 125, é tanto que a moto da Shineray tem motor de 50 cilindradas e preço R$ 6.000. É a mesma moto, porém com motor de Shineray 50 cinquentinha.

      Excluir
    2. Menos, pessoal. Dizer que é a mesma moto já é demais. A Shineray é conhecida por fazer maus clones (que já lhe renderam processos), material muito inferior e durabilidade também. Não comparem. Aqueles que gostam e querem arriscar, beleza. Mas nem de perto é a mesma coisa. Só parecer igual não é o suficiente, principalmente pela qualidade da Grom.

      Excluir
    3. A Shineray produz a moto juntamente a Wuyang e a Wuyang tem acordo industrial com a japonesa Honda, tendo total acesso ao modelo GROM para produção própria. Então eh errado dizer que a mesma pode apresentar grandes diferenças com a produção feita pela honda.

      Excluir
    4. Fique à vontade para apresentar os documentos nos quais a Honda autoriza sua moto ser clonada por outro fabricante. Ou então apresentar o projeto construtivo da Shineray, que mostra que o processo produtivo é o mesmo utilizado pela Honda, aplicando os mesmos materiais, incluindo os mesmos fornecedores e com a mesma qualidade da Honda.

      Excluir
  5. essa moto ja esta no brasil como shineray minds de 50c

    ResponderExcluir
  6. Como sempre esse nosso Brasil e tudo mais demorado para termos novidades tudo aqui e difícil

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: seu comentário passará pelo moderador antes de ser publicado, então não será publicado imediatamente. Procure escrever em bom Português e não utilize linguagem ofensiva. Se comentar como anônimo, informe seu nome. Comentários desrespeitosos, ofensivos e com linguagem imprópria serão excluídos.