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sábado, 14 de dezembro de 2013

Royal Enfield Motorcycles - só ela é assim.

Por Waldyr Costa
Imagens divulgação/RoyalEnfield


Royal Enfield


"Made like a gun, goes like a bullet" ou, numa tradução livre para o nosso português, "Construída como um revólver, dispara como uma bala". Esse foi o slogan que a indústria de armas Enfield Cycle Company escolheu para a sua marca de motocicletas Royal Enfield, que precisou ter o nome Royal (Real, em inglês) autorizado pela realeza inglesa, The Crown (A Coroa). Isto foi no longínquo ano de 1890, século 19. 


O símbolo atual da Royal Enfield Motorcycles ainda exibe um canhão e o slogan
que resumiu-se a "made like a gun", herança das origens da marca.

A Royal Enfield produzia motocicletas, bicicletas, aparadores de grama e motores estacionários em sua planta industrial em Redditch, Worcestershire, na Inglaterra. No início trabalhava com fornecedores de motores como De Dion, Minerva e JAP. Durante a Primeira Guerra mundial a Royal forneceu motocicletas para o departamento de guerra inglês e russo, com motorização própria. Um motor era o V2 de 425cc e outro era o monocilindro de 225cc. Ainda havia um sidecar com metralhadora que também foi produzido para o exército inglês.

A Royal marcou época na era das café racers.

No século 20, uma indústria indiana, sob licença da Royal Enfield, começou a montar as motos da marca na Índia, no ano de 1956. Em 1962, apenas 6 anos mais tarde, a Enfiel Of India já estava fabricando as motos com 100% dos componentes indianos. Passados outros 6 anos, mais precisamente em 1968, a NVT (Norton-Villers-Triumph) - leia aqui a matéria da Norton - comprou a Royal Enfield, que já não produzia mais as bicicletas. A intenção da NVT era unificar toda a produção motociclística do Reino Unido e dissolveu a Royal Enfield em 1971.

Bullet Electra DeLuxe 500cc.

Em 1995 a Enfield Of India, que não parou de fabricar as motocicletas, comprou os direitos de usar a marca Royal Enfield. Agora a sua base industrial passava a ser em Tiruvottiyur, Chennai, Índia. E é a marca de motocicleta mais antiga do mundo a ainda produzir motos e a Bullet é o modelo de moto mais antigo em produção em toda a história do motociclismo mundial. Uma nova planta industrial foi construída em Oragadam, Chennai, na Índia, e inaugurada em maio de 2013.

Detalhe do tanque e motor da Continental GT 535cc.

Atualmente a empresa tem 4 modelos e várias versões deles. A Café Racer Continental GT 535cc só tem uma versão e é a topo de linha da Royal Enfield. A Thunderbird tem duas opções de motorização: 500cc e 350cc, é uma custom. O modelo Classic tem várias versões: uma 350cc, e as 500cc que têm a básica, a Chrome (tanque cromado), Battle Green (modelo verde militar da época da 2ª Guerra Mundial), e a Desert Storm (na cor creme ou marrom). E finalmente o modelo Bullet que conta com 5 versões: 350cc Twinspark, e as 500cc básica, EFI, Electra EFI, Electra DeLuxe e Electra Twinspark. 

Royal Enfield Continental GT 535cc - Café Racer legítima.

O principal nome da Royal Enfield é a GT, ou melhor, a Continental GT: 535cc, cilindro 87mm de diâmetro e 90mm de curso, compressão 8,5:1; 29,1cv @ 5100rpm e 4,5kgfm @ 4.000rpm, ignição por CDI, 5 marchas, injeção eletrônica Keihin, elemento do filtro de ar em papel, partida elétrica e também a pedal. O estilo é irrepreensivelmente café racer.

Classic Chrome 500cc.

No Brasil a marca tem representação, mas os modelos disponíveis atualmente são apenas os da linha Classic, todos com motorização de 500cc. A ficha técnica das motos fornece os seguintes dados: motor monocilíndrico, quatro tempos, refrigerado a ar, comando simples no cabeçote, 499cc,  taxa de compressão de 8,5:1 e ignição digital; potência máxima 27,2cv @ 5200 rpm e torque máximo de 4,21mkgf @ 4000rpm, ambos medidos no virabrequim; câmbio de 5 velocidades; distância entre-eixos de 1.370mm, tanque para 14,5 litros e peso de 183kg. O chassi tem quadro em berço simples tubular de aço, com motor integrado à estrutura; suspensão dianteira telescópica de 35mm de diâmetro com amortecimento hidráulico e 130mm de curso, a traseira tem balança articulada, bichoque com 5 regulagens de pré carga da mola, amortecedores a gás e 80mm de curso; o freio dianteiro conta com disco de 280mm com pinça dupla e o traseiro com tambor de 153mm de diâmetro e acionamento por varão; os pneus são um 90/90-18 na frente e outro 110/80 atrás.

Classic Battle Green 500cc.

Os dados de desempenho e consumo também são divulgados: a velocidade máxima é 135km/h e o consumo médio varia de 27km/L a 30km/L. São dados discretos, compatíveis com uma clássica moto com projeto já passando dos 80 anos. É algo especial para quem gosta de arte, estilo, elegância, clássicos, desenho retrô ou passear curtindo a paisagem e o trabalho mecânico da moto. É para quem tem espírito para este estilo de vida tranquilo e calmo. Marcas como a Royal Enfield se juntam a outras como Norton, Triumph, Victory, Indian, Harley Davidson e tantas outras que escreveram as primeiras páginas do motociclismo mundial e nos dão a honra de ainda estarem aí, tanto com modelos retrô como outros modernos ou atualizados.

Vestuário com linha especial para a GT.

Para completar o estilo do usuário de uma Royal Enfield, a marca investiu em vestuário e equipamentos para o motociclista. Com uma diversa linha de produtos, a mais nova é uma linha especial para a Continental GT 535, com fornecedores do nível da AGV entre eles, com o capacete personalizado GT. Esperamos que a marca se estabeleça bem no Brasil e o motociclista possa ter a opção completa da linha de motos e equipamentos desta tão importante marca na "nossa" história.

Thunderbird 500cc - estilo custom.

Royal Enfield Continental GT 535cc

Royal Enfield Continental GT 535cc



Royal Enfield Continental GT 535cc








Royal Enfield Continental GT 535cc - detalhe do motor.






Um comentário:

  1. As motos da Royal Enfield são incríveis! Os modelos tem uma particularidade da marca, que é a pegada mais clássica, o que na minha opinião, deixa a moto muito mais sexy.

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