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sábado, 25 de janeiro de 2014

BMW R1200RT 2014 - Elevando o nível.

Por Waldyr Costa
Imagens divulgação


A BMW R 1200 RT é uma daquelas motos que poderia estar na garagem de qualquer um de nós para uma viagem transcontinental por boas rodovias. É muito a cara do turista europeu viajando pelas Autobahnen (plural de "Autobahn") da vida - aquelas famosas auto estradas alemãs perfeitas e sem limite de velocidade. Infelizmente a nossa malha viária não contribui muito para aqueles que podem, querem ou já tem uma touring. 




A R 1200 RT é a moto de turismo intermediária da BMW, fica entre a F800GT e a K1600GT. 
A BMW R 1200 RT sempre foi uma referência na categoria e utiliza o clássico motor boxer de dois cilindros. É uma moto muito evoluída, que chegou num estágio no qual é difícil melhorar o seu nível, mas mesmo assim a BMW sempre encontra algo para evoluir. Mesmo que "não caiba em nosso bolso", é interessante conhecermos um veículo assim para termos referências que nos ensinem a melhorar o nosso conhecimento e a analisar melhor as opções de compra que temos e objetivamos. Afinal, esta é uma das melhores motos do mercado. Vejamos o que foi dito no Press Release.


A nova BMW R 1200 RT eleva o nível de dinâmica das motos de turismo. 
As iniciais RT têm sido sinônimo de turismo com conforto supremo e alta dinâmica sobre duas rodas. Em sua última mais recente versão, a R 1200 RT estreou o novo motor com refrigeração líquida e uma cuidadosa atualização geral, demostrando como as coisas são feitas para se ter uma moto turística incansável com desempenho esportivo.


Motor boxer mais potente e com maior massa centrífuga para melhor refinamento e suavidade.
Derivado da R1200GS, ele produz potência máxima de 125cv às 7.000 rpm e torque máximo de 126 kgfm às 6.500 rpm. Para melhor aproveitamento dessa força, as massas centrífugas - pesos de compensação para reduzir as vibrações do motor - do virabrequim e do alternador foram aumentadas, resultando em ainda mais suavidade no trabalho do motor. O conforto também foi melhorado com a adoção de uma relação transmissão secundária mais longa para manter a rotação do motor mais baixa.


ASC (Constrole Automático de Estabilidade) e dois modos de pilotagem de série, além de opcionalmente oferecer o modo "Pro" para controle de partida em subidas (Hill Start Control).
Para maximizar a adaptabilidade às necessidades do piloto, a nova RT vem equipada de série com o Constrole Automático de Estabilidade - ASC. Os dois modos de pilotagem "Rain" (chuva) e "Road" (estrada), permite que a R1200RT se adapte às maioria das situações de viagens. A opção de acrescentar o modo de pilotagem "Pro", como acessório extra, além de incluir o modo "Dynamic" (dinâmico/esportivo), inclui também o controle de partida em elevações "Hill Start Control", para ajudar às paradas e partidas em elevações, tanto em subidas quanto em descidas.


Assistente de Troca de Marchas no modo "Pro" para mudanças mais rápidas e suaves.
O modo "Pro" inclui um assistente de mudança de marchas que pode ser opcionalmente instalado e é o primeiro disponível em uma  moto de produção em série. Esse controle permite que a troca de marchas seja feita sem a necessidade de acionar a embreagem e nem aliviar o acelerador que são essenciais para uma correta pilotagem, resultando não apenas em maior conforto mas também em melhor dinâmica.


Um quadro ainda mais ágil, oferecendo precisão de pilotagem e conforto superiores. E controle eletrônico de ajuste de suspensão (ESA) como instalação opcional.
A nova BMW R 1200 RT teve o quadro melhorado, com a seção principal inteiriça que permite mais estabilidade direcional. Quando equipada com a suspensão semi-ativa "Ajuste de Suspensão Eletrônica - ESA" da BMW Motorrad, disponível como opcional, a nova R 1200 RT atinge um nível de segurança, performance e conforto sem precedentes, com o amortecedor sendo automaticamente adaptado às condições predominantes para se ajustar às necessidades da pilotagem e às cargas presentes na moto.


Conforto otimizado, aerodinâmica fluida, desenho mais dinâmico e farol de LED opcional.
O conforto do assento e a ergonomia foram revisados. O triângulo formado pelo guidão, assento e pedais foi rebaixado em 20mm, facilitando o apoio dos dois pés no chão, o que agradará os pilotos mais baixos e os passageiros ao subir, descer e manobrar a moto. Graças ao excelente conforto e à proteção efetiva contra o ventos e as intempéries, as BMW RT sempre foram renomadas em se tratando de viagens a longas distâncias, agora ainda melhor com a nova bolha otimizada. O conjunto ótico frontal é derivado daqueles usados nas BMW da série K 1600 emprestando a RT uma aparância altamente dinâmica. Um farol auxiliar de LED de luz branca pode ser opcionalmente instalado para incrementar a segurança.


O painel eletrônico digital multifunções com display TFT colorido, computador de bordo BMW Pro e novos controles de áudio.
O painel de instrumentos é simplesmente completo, com uma tela de de LCD/TFT digital colorida de 5,7 polegadas que permite a exibição de maior quantidade de informações. Aqui é onde podem ser solicitadas as informações do novo computador de bordo Pro da BMW que vem instalado de série. A tela é completada com o velocímetro e tacômetro (conta-giros) análogo (de ponteiros, tipo relógio). E para um conforto turístrico de última geração, está disponível uma lista de acessórios originais BMW que podem ser instalados na fábrica e incluem um sistema de som com um inovativo controlador multifunção para operá-lo.


Novos esquemas de cores em três opções.
O dinamismo do modelo, a classe e o conforto são trazidos ao visual com três novas composições de cores: Quartz blue metallic (Azul metálico) e Callisto grey metallic (Cinza metálico) são combinados com a contrastante cor Dark slate mettalic matte (Preto metálico fosco), enquanto que o acabamento Ebony metallic (preto/ébano metálico) forma um atrativo contraste com o Moonlight metallic matt (Branco/lua metálico fosco).


A BMW tem tecnologia e qualidades indiscutíveis que têm elevado seu nome aos mais altos padrões da engenharia motociclística. Suas concorrentes ainda têm dificuldade de suplantar o equilíbrio geral e o valor agregado das suas motocicletas, mesmo com preços bem mais atrativos. Além do que, a BMW também é uma grife e uma marca que confere status superior aos seus proprietários. São motos predominantemente com motores "grandes", mas que possuem impressionante economia no consumo de combustível, apesar do alto desempenho que têm. 


A marca tem conseguido se manter num patamar de custo competitivo para seus padrões e procurado diversificar sua linha. Há rumores de que esteja projetando motos com motor menor e opções em áreas que ainda não compete. Sua principal rival na Europa tem sido a KTM, cujos produtos são de indiscutível qualidade. Outros competidores são a inglesa Triumph, as italianas Ducati, MV Agusta e Aprilia, além das tradicionais marcas japonesas, entre outras. A BMW R 1200 RT não consta no catálogo da BMW Motorrad do Brasil, mas é uma moto na casa dos US$ 20.000,00 na América do Norte.


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