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terça-feira, 3 de junho de 2014

Honda CBR300R 2015: atravessando o Atlântico

Por Waldyr Costa
Imagens divulgação

CBR300R, apesar do nome, são 286cc e não 300cc como seria de se esperar.  São 30cv no máximo.

A Honda CBR300R está chegando às Américas. Oficialmente está chegando aos EUA. Extra oficialmente, Canadá, México e Brasil receberão o modelo no segundo semestre como modelo 2015. A pequena esportiva da Honda atrasou sua chegada à Europa e estará mesmo em comercialização em muitos mercados apenas nesse segundo semestre que se aproxima.


Disponibilidade de 3 cores, duas mais esportivas e duas mais sóbrias.


Apesar do nome, a Honda CBR300R é muito mais uma moto urbana para uso cotidiano do que uma legítima esportiva. É uma moto meio "Denorex", que parece mas não é (quem for das antigas vai entender o que digo). Tecnicamente ela é uma moto muito boa, mas em termos de esportividade ela não está na primeira fila. a Honda CBR300R lutará, com seus 30 cv, contra a Yamaha YZF-R25 de 36cv, a  Kawasaki Ninja 300 de 39cv e a KTM 390RC de 43cv, sem contar outras marcas de menor poder comercial.

A potência não aumentou muito porque foi mantido o mesmo motor da 250 com pequeno aumento de cilindrada.

Ela tem feito sucesso nos mercados onde esteve à venda - me refiro à predecessora CBR250R - pois é uma moto bem resolvida, econômica e com visual atrativo, o que agrada bastante aos jovens. Em termos de desempenho, qualquer iniciante vai se empolgar com uma 250cc ou 300cc. Talvez ela não agrade aos mais experientes, que já provaram de outros venenos e tem uma opinião mais apurada do que é a moto ideal para si. Entretanto, de maneira geral, ela deverá se sair bem, especialmente no mercado brasileiro que tem a cultura marcada pela predominância de cerca de 80% das motos da Honda. Isso facilitará muito, especialmente pela extensa rede de concessionárias, a facilidade de assistência técnica e a melhor liquidez no mercado.

Ela será a menos potente entre as concorrentes, porém, teoricamente, será a mais econômica.
É justamente o que a Honda tem buscado fazer nos mais recentes lançamentos.

FICHA TÉCNICA: CBR300R / CBR300R ABS

Tipo de motor: monocilindro 4 tempos com refrigeração líquida
Diâmetro e curso: cilindros com 76x63mm totalizando 286cc
Taxa de compressão: 10,7:1
Válvulas: comando duplo no cabeçote DOHC e quatro válvulas
Alimentação: eletrônica PGM-FI com corpos de carburação de 38mm
Ignição: digital transistorizada com avanço eletrônico
Transmissão: 6 marchas
Relação final: corrente 520 selada com O-ring
Suspensão dianteira: garfos ø 37mm com curso de 118mm
Suspensão traseira: Pro-Link monoshock com 5 níveis na pré-carga da mola e 103mm de curso
Freio dianteiro: disco de 296mm com pinça de dois pistões (ABS opcional)
Freio traseiro: disco de 220mm com pinça um pistom (ABS opcional)
Pneus: dianteiro 110/70R17 e traseiro 140/70R17
Entre-eixos: 138 cm
Rake e trail: 25° 30’ e 98mm
Altura do assento: 78cm
Tanque de combustível: 13 litros
Consumo estimado: aproximadamente 30km/L
Peso em ordem de marcha: 162kg; 165Kg com (ABS)

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