Translate

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Yamaha YZF-R25: enquanto a 300cc não chega...

Por Waldyr Costa
Imagens divulgação

A YZF-R25 vem forte para brigar por seu espaço entre as esportivas de motor pequeno.

Enquanto não conclui o modelo de 300cc que será destinado aos mercados europeu e americano, a Yamaha lançou a sua esportiva de 250cc - YZF-R25 - na Ásia, mais especificamente na Indonésia (onde ela está sendo produzida), que fica lá entre a Ásia e a Oceania, bem próximo da Austrália.



Com 36cv e boa engenharia, esta 250cc vai abalar o mercado na Ásia.

Contando com um moderno motor bicilíndrico de exatos 249cc, que fornece até 36cv - ótimo valor para uma 250 - a Yamaha entra forte no mercado das pequenas esportivas com a YZF-R25. E considerando que a versão de 300cc já está saindo do forno direto para o mercado europeu, o potencial da Yamaha será ainda maior, já que a YZF-R3, ou R30 - de 300cc - deverá alcançar algo próximo aos 42cv. 

A expectativa é vender 12.000 unidades só na Ásia nos 12 primeiros meses de produção.

O visual é no estilo clássico das R1, com guidom baixo e pedaleiras levemente recuadas. O motor que conta com uma nova câmara de turbulência para otimizar a mistura ar-combustível e com cilindros que são fabricados com uma liga especial de alumínio e silicone (Die casting Aluminum-Silicon DiASil), a mesma liga dos motores de maior cilindrada, que ajuda a dissipar melhor o calor e reduzir o peso total do motor. O quadro, mesmo sendo de aço, é usinado como uma peça interiça e mínimas soldas.

Se a proporção de potência específica for mantida, a versão de 300cc ficará com nada menos que 43cv. 

Ela será comercializada a partir de julho em países como Índia, China e Japão, além, é claro, da própria Indonésia, Coréia, Malásia e outros países menos populosos na Ásia. A Europa e as Américas receberão a versão de 300cc que está em fase final de desenvolvimento e deverá dar as caras nos salões de moto antes do final do ano. A expectativa da Yamaha é comercializar 12.000 unidades nos próximos 12 meses.

Design e acabamento caprichados, com o estilo inconfundível das R1 e R6 da Yamaha.

Yamaha YZF-R25 (modelo para a Indonésia)

Tipo de motor: bicilíndrico em linha, 4 tempos, refrigeração líquida
Diâmetro e curso: cilindros com 60,0 x 44,1 mm totalizando 249cc
Potência máxima: 36cv @ 12.000rpm
Torque máximo: 2,3 kgfm @ 10.000rpm
Válvulas: comando duplo no cabeçote DOHC e quatro válvulas por cilindro
Alimentação: injeção eletrônica
Transmissão: 6 marchas
Freios: hidráulicos a disco
Suspensões: garfos telescópicas e balança monoamortecida
Pneus: dianteiro 110/70R17 e traseiro 140/70R17
Altura do assento: 78cm
Dimensões limite: 2,090mm x 720mm x 1,135mm
Tanque de combustível: 14 litros
Peso em ordem de marcha: 166Kg

A lanterna traseira é toda em LEDs. É a imagem que as outras 250cc vão ver a maior parte do tempo.

Um comentário:

  1. Estou me encantando com essas motos da Yamaha. Tomara que tanto a YZF-R25 e a MT-07 venham parar no Brasil e com preços justos. Com certeza abalaria a concorrência.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: seu comentário passará pelo moderador antes de ser publicado, então não será publicado imediatamente. Procure escrever em bom Português e não utilize linguagem ofensiva. Se comentar como anônimo, informe seu nome. Comentários desrespeitosos, ofensivos e com linguagem imprópria serão excluídos.