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terça-feira, 11 de novembro de 2014

HONDA NXR 160 BROS 2015: a conhecida multiuso urbana é redesenhada e ganha motor maior.

Por Waldyr Costa
Imagens divulgação.

A Bros cresce e troca de roupa para se renovar.

A Honda NXR 160 Bros é uma das motos mais vendidas no mercado e quase todo motociclista a conhece. É uma versátil moto de uso urbano que encara o dia-a-dia, uma estrada de terra ou uma pequena viagem de fim-de-semana com tranquilidade e economia. Tirando a desvantagem de ser muito visada para roubo, é uma moto plenamente válida, especialmente para uso urbano. O motor aumentado para 162,7cc e redesenho, incluindo revisão estrutural, melhoram a Bros para enfrentar as adversárias mais fortes.



Novo motor com capacidade aumentada para 162,7cc e reformulação quase total a tornam mais atrativa.


Para quem está começando no mundo motociclístico ou quer fugir da escravidão do transporte público, a Honda NXR 160 Bros é um veículo fácil de usar, leve e com bom valor de revenda. A ampla rede de concessionárias e a imensa quantidade de peças alternativas disponíveis nas motopeças também facilitam a vida do usuário, com versatilidade e custo acessível de manutenção. Mas como a concorrência está sempre no calcanhar, ela não dá muito fôlego e se rejuvenesce para ficar com um pouco mais de apelo comercial. Disponibilizamos a seguir o press release oficial da Honda do Brasil sobre esta atualização. 





Honda apresenta nova NXR 160 Bros no Brasil
Modelo chega ao mercado no início do próximo ano e tem como 
principais novidades novo motor de 160 cm³ e design avançado



A Honda supera mais uma vez todas as expectativas e traz novidades para o mercado de motocicletas on/off road de baixa cilindrada no Brasil. Trata-se da NXR 160 Bros, que chega com muitas inovações, design diferenciado e estilo revigorado, além do exclusivo motor de 160cm³. Características como visual esportivo, robustez, ótima relação custo/benefício, segurança e baixa manutenção são alguns de seus principais atrativos, que atendem às necessidades dos consumidores que precisam de uma opção versátil tanto para o transporte diário quanto para as viagens de lazer.



Do modelo anterior, a NXR 160 Bros mantém apenas o seu nome. Todo o projeto foi reestruturado com o objetivo de oferecer um produto totalmente novo, de tecnologia avançada e design moderno. O resultado trouxe uma motocicleta atualizada e um novo motor de 160 cm³, já em conformidade com o Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). A NXR 160 Bros estará disponível nas versões ESDD, com sistema de freios a disco na dianteira e traseira; e ESD, apenas na dianteira. 


Consagrada entre os consumidores que buscam economia e conforto, além de facilidade de pilotagem em uma motocicleta de baixa cilindrada, a nova NXR 160 Bros chega para dar continuidade à liderança da marca no segmento on/off. O início de comercialização do modelo na rede de concessionárias ocorrerá a partir de fevereiro do próximo ano.


Mais esportividade no fora-de-estrada
As mudanças visuais propiciaram maior personalidade à nova NXR 160 Bros. Cada detalhe foi pensado com o objetivo de modernizar suas linhas e grafismos. Na dianteira, uma carenagem está integrada ao farol e ao novo painel de instrumentos digital. Está muito mais fácil a visualização das informações do velocímetro, tacômetro, hodômetro total e parcial, marcador de combustível e luzes indicativas do funcionamento do sistema elétrico e mecânico. 


O tanque ganhou novas formas e agora inclui bomba de combustível interna. Com capacidade para 12 litros, seu design está mais compacto, o que contribuiu para um visual mais moderno e avançado. A adoção de tampa de combustível esportiva e novas carenagens laterais mais encorpadas propiciaram detalhes exclusivos e linhas mais imponentes.




Outra novidade na NXR 160 Bros é o assento mais estreito e próximo ao tanque, com altura de 842 mm em relação ao solo. O posicionamento mais adequado para a pilotagem trouxe mais conforto ao piloto, principalmente em percursos mais longos. O guidão ganhou novo posicionamento e está mais baixo, próximo ao piloto, o que melhora a dirigibilidade. 


A rabeta incorporou uma nova lanterna de lente dupla e efeito 3D, além de nova alça desenvolvida para o garupa, remodelada e mais resistente. Destaque ainda para o novo escapamento, que foi reposicionado com maior ângulo de inclinação da ponteira, acentuando ainda mais esportividade do modelo. 


Equilíbrio e mecânica revigorada 
Com o lançamento da NX 160 Bros, a Honda inovou mais uma vez ao incorporar o primeiro motor bicombustível de 160 cc do mundo ao modelo, com conceito FlexOne. Projetado e desenvolvido por uma equipe de engenheiros brasileiros, o propulsor tem grande eficiência e desempenho, com rápidas respostas e boas retomadas na aceleração, o que assegura uma pilotagem mais prazerosa, com conforto e segurança. 

Com capacidade de 162,7 cm³ e arrefecido a ar, o motor da NXR Bros 160 é monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft,) com balancins roletados para diminuir atrito e vibrações, e injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Inclui câmara de expansão instalada próxima à saída do escape para aumentar o torque em baixas rotações, característica que facilita a condução em centros urbanos. A tampa de válvulas é mais estreita e conta com dutos especiais de lubrificação para facilitar a manutenção.


A potência máxima é de 14,5 cv a 8.500 rpm quando abastecido com gasolina, e 14,7 cv também a 8.500 rpm com etanol. O torque é de 1,46 kgf.m a 5.500 rpm (gasolina), e 1,60 kgf.m a 5.500 rpm (álcool). O resultado mostra mais performance e retomadas mais rápidas, com baixo consumo e menor índice de gases poluentes. O câmbio da NXR 160 Bros é de cinco velocidades, com a transmissão final feita por corrente, que conta agora com capa maior para proteger o usuário de possíveis detritos e sujeira durante os deslocamentos.




Na ciclística, a NXR Bros 160 utiliza quadro de semiberço duplo em aço, que garante ótima rigidez para um modelo on/off road. A melhor centralização de massa possibilitou um centro de gravidade (CG) mais baixo e garantiu maior equilíbrio na condução. Outra novidade é a nova medida do cáster, que resultou em maior distância entre eixos (3 mm), agora com 1.356 mm, o que torna a motocicleta mais estável, sem perder a agilidade.



As suspensões da NXR 160 Bros garantem mais conforto e segurança em diferentes situações, tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada. Na dianteira, utiliza garfo telescópico, com curso de suspensão de 180 mm. Na traseira, é do tipo monoamortecida, com curso de 150 mm e possibilidade de ajustes na pré-carga da mola. Os pneus têm medida de 90/90-19 (dianteiro) e 110/90-17 (traseiro). 


As versões ESDD e ESD contam com sistema de freios a disco na dianteira, com diâmetro de 240 mm. Na traseira, a ESDD dispõe também de freio a disco, de 220 mm, enquanto na ESD é a tambor, de 110 mm. 


Produzida na fábrica de Manaus (AM), a NXR 160 Bros estará disponível nas cores preta, vermelha e branca, com preço público sugerido de R$ 9.350,00 (ESD) e R$ 9.650,00 (ESDD), base no estado de São Paulo, não inclusas as despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.


2 comentários:

  1. É até bonita esta versão atualizada... Vamos aguardar, que daqui a dois anos a Yamaha lança uma de 160 cilindradas também.

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  2. O problema da Yamaha é este. Sempre tem seus lançamentos muito depois que a Honda já lançou os dela (vide FAZER e CROSSER 150). Deveria ter realmente inovado, lançando as duas com 180 ou 200 cilindradas. Realmente, sempre está atrás da Honda.

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