Translate

Páginas

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

BMW Concept Stunt G 310: estreia mundial no Salão Duas Rodas 2015

PRESS RELEASE OFICIAL - BMW MOTORRAD DO BRASIL

BMW G310. O Brasil teve o privilégio de sediar a estréia do modelo personalizado para manobras de acrobacia (stunt).

Com a estreia mundial da BMW Concept Stunt G 310 no Salão Duas Rodas (2015), a maior feira de motos da América do Sul, a BMW Motorrad apresenta um feito completamente novo: a interpretação incondicional de uma moto para acrobacias, ao mesmo tempo imponente e ágil, baseada em estudo de motocicleta monocilíndrica.



Graças aos seus muitos anos de experiência, Chris Pfeiffer, tetracampeão mundial e europeu de stunt riding, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da BMW Concept Stunt G 310. “O stunt riding é um esporte exigente e com muitas particularidades. Para praticá-lo, é necessário ter uma moto compacta e facilmente manobrável, mas ao mesmo tempo estável e robusta. Temos de conseguir o balanço ideal entre agressividade e maneabilidade”, explica Chris Pfeiffer.


Proporções compactas, agilidade máxima.

A BMW Concept Stunt G 310 combina todas essas qualidades e as evidencia à primeira vista: o motor monocilíndrico possibilita proporções muito compactas graças à sua concepção inovadora. O detalhe: o cilindro inclinado para trás e o cabeçote rotacionado a 180 graus. Isto permite o posicionamento ideal do motor na motocicleta e uma distância entre eixos curta, apesar da longa balança traseira, tornando a moto muito ágil.


A parte dianteira rebaixada e a traseira elevada permitem mudanças rápidas de direção e uma condução dinâmica. Ao deslocar os dutos de admissão para a dianteira e o sistema de escape para a traseira, foi possível montar o silenciador traseiro numa posição vertical elevada por baixo do assento, entre motor e amortecedor. Desta forma, o silenciador fica perfeitamente protegido e não restringe a liberdade de movimentos do condutor. E apesar de não se poder ver, outra característica marcante da BMW Concept Stunt G 310 é a acústica que atrairá, certamente, a atenção do piloto.


Design emocional empolgante num estilo característico da BMW Motorrad.

A vista lateral empolgante deste conceito é caracterizada pelo desenho tridimensional de suas superfícies. As linhas precisas e a interação expressiva dos contornos criam uma sensação de movimento e velocidade, mesmo com a moto parada. Particularmente marcantes são, ainda, os contornos da guia lateral do tanque de combustível, que conferem ênfase significativa a este efeito. Todas as linhas parecem gerar um sentido de movimento na direção da roda dianteira, enfatizando a facilidade de maneabilidade da BMW Concept Stunt G 310. Ao mesmo tempo, as superfícies criam uma silhueta compacta, favorecendo o centro de massas em torno do bloco do motor.


A vista frontal esguia da BMW Concept Stunt G 310 também revela a sua elevada agilidade. As formas expressivas das superfícies do tanque de combustível reforçam o design frontal. À semelhança da dianteira, também a traseira elevada e leve promete facilidade em manobras. Ela desloca o centro de gravidade visual ainda mais para a frente e, em combinação com o spoiler do motor, realça ainda mais a roda dianteira.


Modificações extensas para acrobacia.

As inúmeras modificações são características de uma moto de acrobacia, como as realizadas na BMW Concept Stunt G 310 por indicação de Chris Pfeiffer, graças aos seus longos anos de experiência como profissional neste esporte e em cooperação com a equipe de design da BMW Motorrad. O objetivo é garantir a máxima maneabilidade possível para o piloto de acrobacias na realização de suas proezas sobre o asfalto. 


O acelerador bloqueável garante propulsão constante, mesmo quando o condutor tem de soltar a mão do punho do acelerador. Além disso, uma relação de transmissão ligeiramente modificada permite uma maior tração na roda traseira, mesmo a baixas rotações do motor, enquanto um freio traseiro intencionalmente sobredimensionado desacelera de forma  eficiente em todas as situações. 


Um segundo e, ainda maior freio traseiro, permite travar a roda traseira apenas com o dedo médio esquerdo, caso em determinadas acrobacias o pé direito não se encontre no pedal de freio. Graças à disposição especial do manete adicional do freio no lado esquerdo, até pode ser operado ao mesmo tempo que a embreagem. Adaptadores no eixo dianteiro e também na zona do assento – os chamados pinos dos eixos – proporcionam ao condutor posições adicionais para colocar os pés que vão além das possibilidades oferecidas pelos descansos regulares de pés.


Os característicos estribos de apoio vermelhos proporcionam proteção adicional para o motor. Um destaque especial na BMW Concept Stunt G 310 é a traseira desenvolvida especificamente pela BMW Motorrad para acrobacias e que, até agora, ainda não tinha sido vista numa moto com tal finalidade. A peça, confeccionada a partir de um bloco de alumínio, com uma abertura no centro, oferece ao piloto de acrobacias um ponto de fixação para o pé. Em conjunto com o assento antiderrapante, o componente em alumínio também assegura, graças à sua forma, uma posição estável ao conduzir.


Design moderno de cores e materiais.

O conceito de cor evidencia as cores clássicas da BMW Motorsport: branco como cor básica e também vermelho e azul, em combinação com as cores da bandeira do Brasil em uma interpretação moderna. O design com cores em verde e amarelo fluorescente atraem os olhares.


As fortes cores fluorescentes estendem-se ao longo de toda a moto, realçando ainda mais as linhas e superfícies dinâmicas. O cerne da moto, o sistema de transmissão, apresenta cores mais escuras e volta a deslocar para baixo o centro de gravidade visual. Edgar Heinrich, responsável pelo design da BMW Motorrad, resume: “A BMW Concept Stunt G 310 é um verdadeiramente atraente os olhos. Tudo nela parece um convite para sentar e desafiar a lei da gravidade”.
























Um comentário:

  1. Ótima matéria, imagina ela "vestida" pra rua. com preço até 20 mil dá pra sonhar em ter. Z300, Duke 390, MT03, só opções das boas.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: seu comentário passará pelo moderador antes de ser publicado, então não será publicado imediatamente. Procure escrever em bom Português e não utilize linguagem ofensiva. Se comentar como anônimo, informe seu nome. Comentários desrespeitosos, ofensivos e com linguagem imprópria serão excluídos.