Translate

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Yamaha apresenta novidades que serão exibidas no Tokyo Motor Show 2015

Por Waldyr Costa
Imagens de divulgação
Yamaha mantém tradição em apresentar protótipos no Salão de Tóquio.

Como não poderia deixar de ser, a Yamaha apresentará seus protótipos e conceitos no Salão de Tóquio, é o que ela chama de veículos referenciais ou experimentais. O Salão ocorrerá entre os dias 29 (imprensa) e 30 (público) deste mês (outubro) até o dia 8 de novembro. O tema da Yamaha para este ano será “Yamaha Motor Product Orchestra”, traduzindo: Orquestra de Produtos Motorizados da Yamaha.


Os dois modelos PES e PED elétricos estão na segunda geração, já haviam participado do Salão anterior.

Vinte modelos serão exibidos em seu estande, dos quais, seis deles, serão apresentados pela primeira vez no mundo e um pela a primeira vez no Japão. Entre as novidades estão:
• bicicletas elétricas
• scooters
• motocicletas
• veículos inclináveis sobre rodas (são triciclos ou quadriciclos com a mesma dinâmica ciclística de um veículo de duas rodas)
• veículos recreacionais offroad (normalmente são os quads esportivos que já conhecemos)
• automóvel (isso mesmo, a Yamaha vai exibir um carro esportivo!)

A empreasa também exibirá o que ela chamou de “motociclista humanóide robótico autônomo” (autonomous motorcycle-riding humanoid robot) que combina as engenharias robótica e motociclística. O estande irá oferecer a experiência única de “um mundo com mobilidade individual crescente” da Yamaha, que é especializada em pequenos veículos de mobilidade pessoal (leia-se: qualquer coisa que tenha motor e seja menor que um carro).

OS DESTAQUES

LMW, inclina como uma moto, mas não tem só duas rodas.

LMW

Esta é a abreviação de Leaning Multi-Wheel, ou, para nós brasileiros, veículos inclináveis sobre rodas, que explicamos a pouco. Um veículo será apresentado como protótipo neste conceito, que foi criado para dar uma nova dimensão de “Kando” - palavra japonesa que significa: ter sensações simultâneas de profunda satisfação e intensa emoção por ter encontrado algo de valor excepcional.

protótipo 4Wheeler pode ser o maior destaque da Yamaha no Tokyo Motor Show, que é basicamente um salão de carros.

4Wheeler

Este é o que a Yamaha ter em mente como carro. Outro conceito que usa as motocicletas como inspiração e expressa o “Estilo Único da Yamaha”, palavra dela própria marca.

Resonator125, uma pequena notável que eleva o estilo scrambler a outro patamar.

Resonator125 (veículo referencial/experimental)

O Resonator125 (o nome é assim mesmo, com o 125 “pegado”) é um modelo conceitual que propõe um estilo de vida com uma moto autenticamente jovem para aqueles que ainda não conhecem os prazeres do mundo motociclístico. Com um quadro bem leve, estreito e compacto, o protótipo conta também com painel de instrumentos construído com um dispositivo inovador, este modelo mistura elementos de um futuro próximo com o nostálgico (vintage/retrô) numa nova fusão de eras do motociclismo. 

Com cabamento premium/hi-end, a Resonator125 tem um quê de obra de arte steampunk no design.

Ainda destacam-se os painéis de madeira no tanque de combustível, banco em legítimo couro de boi de alta qualidade, com acabamentos emadeirados como os usados nas guitarras e gravuras em relevo no silenciador do escape, tampa do tanque, e outras mais, usando a mesma técnica intrincada que se usa nos instrumentos de sopro de bronze e outros metais. O resultado é uma moto que procura inspirar os jovens “com conceito de qualidade que só a Yamaha pode oferecer” (isto porque a Yamaha é o único fabricante de motos que também produz instrumentos musicais de alta qualidade).

Detalhe do motor e conjunto de transmissão final da refinada Resonator125.

O motor da Resonator125 é um 4 tempos, monociclíndrico, refrigerado a ar e alimentado por injeção eletrônica.

PES2 e PED2 (veículos referenciais/experimentais)

Estes veículos, como o nome diz, estão no segundo estágio de desenvolvimento. Foram apresentados no último Salão de Tóquio em sua primeira versão, e agora será exibida a segunda versão destes dois protótipos.

PES2, versão de rua do protótipo, com dois motores, um pra cada roda: tração integral.

A Yamaha traz nestas motos a propulsão elétrica, mas a intenção é fazê-las dar uma sensação natural de pilotagem, mesmo para os motociclistas atuais. Estes EVs (veículos elétricos) buscam empolgar o piloto, mesmo que seja alguém experiente. Os nomes PES e PED fazem referência à sua aplicação: PES (Passion Electric Street) é o modelo de rua e o PED (Passion Electric Dirt) é a versão trail. Ambos compartilham uma nova unidade propulsora (motor elétrico) chamada de YSPM - Yamaha Smart Power Module (é algo como “motor inteligente da Yamaha”, ou, numa tradução mais literal, Módulo Inteligente de Força da Yamaha), que utiliza a carcaça/bloco do motor como parte da estrutura, fazendo um monobloco com o quadro.

PED2, versão trail do protótipo elétrico com desempenho equivalente a uma 125cc.

O modelo PES2, voltado para uso em ruas e estradas, ainda conta com um motor elétrico adicional no cubo da roda dianteira para tornar esta versão com tração integral (nas duas rodas - 2WD), que é projetado para expandir a performance da moto para além das fronteiras de desempenho conhecidas até hoje. Ao contrário, a versão “off”, PED2, é a companheira ideal para explorar os caminhos de terra, as trilhas e montanhas silenciosamente, “ecologicamente”, com o desempenho limpo de um motor elétrico para aumentar a sensação de envolvimento com a natureza e o meio ambiente.

Ambos modelos são equiparados em performance aos veículos até 125cc - lá eles chamam de veículos Classe II, que vão de 50cc até 125cc, são scooters, cubs, mopeds e motos. O motor para a tração traseira é o mesmo nas duas: elétrico, por corrente contínua, do tipo “sem escovas” e alimentado por bateria de íons de lítio, destacáveis. Seguem abaixo as dimensões:

PES2
Comprimento: 1.920mm
Largura: 680mm
Altura: 1.060mm
Massa/peso: menor que 130kg

PES2
Comprimento: 2.045mm
Largura: 775mm
Altura: 1.205mm
Massa/peso: menor que 100kg

Uma MTB para encarar longas jornadas.

YPJ-MTB Concept (veículo referencial/experimental)

Trata-se de uma bicicleta elétrica, ou, melhor dizendo, uma bicicleta para trilha assistida por um motor elétrico. É uma bike tipo MTB (mountain bike / off-road), de alta performance, projetada para adultos querem se divertir, independente do tipo de terreno que encontrem no caminho. O uso de um motor auxiliar ajuda nas horas mais difíceis, ou seja, nas partidas, no aumento da velocidade e nas subidas, mas com um design que minimiza a percepção da existência de motorização. Para aumentar a segurança do ciclista nas longas distâncias o modelo é equipado com uma unidade de bateria 400 Watts/hora e um painel multifuncional. Este projeto YPJ é a versão da Yamaha em “oferecer novos cenários e valor ao ciclismo, e este conceito de mountain bike redefine o posicionamento e as funções da assistência por motor elétrico nas bicicletas, de um veículo que oferece pilotagem fácil para um veículo que abre um novo mundo de recreação no ciclismo. O motor que equipa a YPJ-MTB é um motor acionado por corrente contínua de 250 Watts alimentado por bateria de íons de lítio com capacidade para fornecer até 400Wh. Não foi informado o peso/massa da bike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: seu comentário passará pelo moderador antes de ser publicado, então não será publicado imediatamente. Procure escrever em bom Português e não utilize linguagem ofensiva. Se comentar como anônimo, informe seu nome. Comentários desrespeitosos, ofensivos e com linguagem imprópria serão excluídos.