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sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Honda CB500F, CB500X e CBR500R 2018: assim como na Europa.

Por Waldyr Costa
Imagens divulgação

No Brasil assim como na Europa. A Honda manteve os preços baixos, agradável surpresa. Parabéns.

Quase um ano após a família 500cc (2017) da Honda estrear na Europa, com adequação à nova norma EURO4, em vigor desde janeiro de 2017, a Honda do Brasil atualiza os três modelos comercializados aqui, equiparando-os com os europeus, mas estreiam aqui já como modelos 2018. Todos eles virão equipados com freios ABS. O modelo básico, sem ABS, está extinto. Esta é uma exigência da norma européia e como quase todos os modelos acima de 300cc, de todas as montadoras no Brasil, são na verdade "importados" da Europa, ganhamos ABS obrigatoriamente. Ótimo.


A maior qualidade destas três moças é manter o baixo consumo sem comprometer o desempenho.

Dos três modelos componentes da linha 500, o único que teve um singelo real upgrade foi a CB500X, que passa a usar o mesmo silenciador (ponteira) de escape das irmãs CB500F e CBR500R. Os demais itens não mudam, são os mesmos, exceto pelos ajustes eletrônicos que restringiram as emissões de poluentes para atender à nova norma européia. A seguir você pode ler na íntegra a nota oficial da Honda para a atualização dos três modelos, que estarão disponíveis entre agosto e setembro de 2017. Como o texto abaixo foi feito pela Honda, logicamente a empolgação e nos autoelogios predominam, mas mantivemos nosso texto nas legendas das fotos. Você pode ler as nossas publicações clicando nos nomes dos modelos aqui: CB500F, CB500X, CBR500R. No final da matéria tem os links das nossas publicações quando do lançamento na Europa no segundo semestre de 2016.

Todas as 500 agora vêm equipadas com ABS.

PRESS RELEASE OFICIAL DA HONDA BRASIL


Família 500 da Honda: linhas esportivas e melhor custo benefício

A preferência dos brasileiros pelos modelos da linha 500 é inquestionável. Desde o lançamento em  2014 até junho deste ano, mais de 22 mil unidades chegaram às mãos de consumidores de todos os tipos: motociclistas mais experientes, assim como novatos que buscam a 1ª máquina de alta cilindrada foram plenamente atendidos pela família composta pela naked CB 500F, a esportiva CBR 500R e a crossover CB 500X. Fáceis de pilotar, econômicas, adequadas para o uso rodoviário, urbano e sem jamais renunciar a uma forte dose de esportividade, é esta diversidade um dos segredos da linha, pois há sempre uma 500 perfeita para cada tipo de motociclista.

Observem o novo escape da CB500X, agora é o mesmo das CB500F e CBR500R.

DNA aventureiro

A crossover CB 500X vem com uma inédita ponteira de escape, mais compacta, que exalta a performance do motor bicilíndrico de 50,4 cv de potência e 4,55 kgm.f de torque. Tais cifras, aliadas à ágil ciclística proporcionada pelo chassi tipo Diamond e modernas suspensões ajustáveis, resultam em uma excelente maneabilidade.

Na CB500X o tanque tem quase 18 litros de capacidade, capaz de dar autonomia superior a 400km.

Com peso de apenas 183 kg, a CB 500X se destaca pela posição de pilotagem ereta, onde o conforto é resultado de uma correta triangulação entre guidão, banco e pedaleiras, e também da existência do para-brisa regulável em dois níveis de altura. A CB 500X é certamente a mais versátil da família 500 Honda, capaz de enfrentar viagens longas sem escolher caminhos, ajudada pelas suspensões de curso generoso e da grande autonomia facilitada pelo tanque de 17,7 litros.

A CB500X tem sido a preferida dos brasileiros, as suspensões diferenciadas influenciam na hora da compra.

No dia-a-dia, a docilidade dos comandos, o largo guidão e distância do banco em relação ao solo contida a 810 mm ajuda tanto as manobras de estacionamento como a condução em baixas velocidades. Para versão 2018, às novidades ficam por conta das novas cores Verde Perolizado e Vermelho Perolizado em grafismos redesenhados com linhas mais aventureiras.

A CB500F é basicamente a mesma, exceto pelas novas cores, pela nova programação eletrônica e por só ter versão ABS.

Naked referência

A CB 500F segue com rigor a fórmula das mais clássicas naked, onde o motor bicilíndrico é protagonista do novo design. Acompanhada das novas cores Azul Perolizado e Vermelho em grafismos e linhas que ressaltam às belas formas do anguloso tanque, rabeta e grupo ótico frontal iluminados por LED, o modelo é porta de entrada da Honda no mundo da alta cilindrada.  A posição de pilotagem agressiva estimula explorar as qualidades do conjunto ciclístico, que em parceria com a vigorosa performance oferecida pelo motor, pelo preciso câmbio de seis marchas e freios a disco de grande diâmetro oferece uma experiência de pilotagem gratificante. O ambiente preferencial da CB 500F é a cidade, onde o peso de apenas 178kg. É a mais leve e ágil da família 500 da Honda, companheira ideal para o dia a dia.

Na CBR500R, a esportividade é só visual. O desempenho é o mesmo das versões X e F.

Esportiva verdadeira

Herdeira da tradição vencedora nas pistas, a CBR 500R é uma esportiva verdadeira, capaz de satisfazer tanto a pilotos experientes como aqueles que a escolherão como primeira real esportiva de alta cilindrada. Motociclistas acostumados à máquinas de maior porte e potência assim como principiantes encontrarão no exato equilíbrio desta sport a razão do uso do prestigioso "CBR" no modelo, sigla que identifica as máquinas de performance superior da Honda. Disponível em cor única (Vermelho), a carenagem integral atrai pela excelência do design e eficiência aerodinâmica. O posicionamento do piloto, mais avançado, visa maior sensibilidade na tocada esportiva sem que tal postura comporte em desconforto no uso urbano.      

A CB500X tem suspensões e tanque diferente das suas irmãs. Já as "F" e "R" são gêmeas, uma nua e outra vestida.

Modernidade técnica compartilhada

O motor da linha 500 Honda é um bicilindro paralelo com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas por cilindro. As medidas de diâmetro e curso (67 x 66,8mm) favorecem torque consistente com capacidade de atingir rapidamente elevados regimes de rotação. Um eixo de equilíbrio posicionado atrás dos cilindros proporciona uma subida de giros com vibrações mínimas e o sistema de alimentação por injeção PGM-FI oferece respostas vigorosas do acelerador. Tal motor se destaca pelas dimensões longitudinais contidas, onde o câmbio de seis marchas está posicionado em esquema semelhante ao usado nos motores tetra cilíndricos das CBR´s, qualidade esta que permite um melhor posicionamento do baricentro.

As três compartilham quadro de aço.

O chassi construído com tubos de aço de 35 mm de diâmetro concilia um equilíbrio exato entre rigidez e flexibilidade, minimizando vibrações e resultando em uma pilotagem precisa e confortável. Estabilidade e agilidade são também resultado da centralização das massas e da escolha correta das suspensões, telescópica na dianteira e monoamortecida com sistema progressivo Pro-Link vinculada à balança de aço na traseira. Em ambas há possibilidade de regulagem da pré-carga das molas.

Pneus radiais calçam rodas de liga-leve como seis raios duplos e freios a disco de grande diâmetro (320 mm à frente, 240 mm atrás) dotados de ABS.

Painel bastante informativo e de fácil leitura, marca consumo instantâneo e médio, em km/litro ou litro/100km (europeu).

O painel é digital com velocímetro, conta-giros, relógio, hodômetro total e parcial, indicação de consumo de combustível instantâneo e médio, além de diagnóstico do motor. 


Os modelos da família 500 versão 2018 serão comercializadas em versão única com ABS e chegam aos concessionários em momentos distintos. A CB 500F estará disponível nas cores Azul Perolizado e Vermelho com preço público sugerido de R$ 23.900,00 e a CBR 500R com opções a cor Vermelho e preço de R$ 24.900,00 e estarão disponíveis em toda rede até o final de Agosto. Já a CB 500X, com previsão de chegada até o final de Setembro, estará disponível nas cores Verde Perolizado e Vermelho Perolizado, com preço público sugerido de R$ 25.900,00


Produzidas em Manaus, todas as motocicletas apresentam três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Os proprietários contam ainda com o serviço de assistência Honda Assistance 24h durante o período de vigência da garantia (3 anos) em todo o território nacional e em países do Mercosul, uma exclusividade Honda ao segmento de alta cilindrada.



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